Para Cozinhar

Gaspacho à moda da Avó Cila com Petinga Frita

As minhas memórias vivem muito através da comida, e nestes últimos dias isso tem sido muito visível. As amoras silvestres que acabaram em compota e me trouxeram à memória uma parte das minhas férias de verão da infância e a minha querida avó Cila. E depois disso bastou fazer a compota de tomate, tal qual ela a fazia e como eu sempre faço. O cheiro do tomate com a canela e o limão foi suficiente para me fazer recordar novamente dela e ficar com uma lágrima no canto do olho. Sei que enquanto a cozinha e a comida forem um veículo para recordar a minha avó e as receitas e ensinamentos que ela me passou, ela estará sempre ao meu lado.
Talvez por isso lembrei-me de fazer o gaspacho como ela fazia. Acho que em tantos anos nunca o tinha feito. Não tinha uma receita escrita, mas tinha de memória o sabor e a cor dos ingredientes. E acredito que ela me “guiou” enquanto preparava o gaspacho, para que ficasse igual à minha memória do gaspacho dela.
Era de presença assídua esta “sopa”, nos dias quentes de verão. Sei que ela a fazia principalmente para agradar ao meu pai, que sempre … Ver artigo completo no Blog

Sobre o Autor

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.