O significado da palavra “páscoa” vem do hebreu “pessah” e significa “passagem”, “mudança”, refere-se ao êxodo do Egipto de Moisés.
Nesta estação do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera, Ostera era a Deusa da Primavera, que segurava um ovo na mão. A deusa e o ovo eram símbolos da chegada de uma nova vida. Assim viria a nascer a Páscoa Cristã. Estes povos comemoravam a chegada da Primavera com decorações nos ovos. Mas o costume de os decorar para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, apenas no século X.
A Páscoa cristã
A festividade da Páscoa tem haver com a última ceia de Jesus com os Apóstolos, a sua prisão, julgamento e condenação à morte, seguida da sua crucifixão e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu). As celebrações começam no Domingo de Ramos e acaba no Domingo de Páscoa : é a chamada Semana Santa . A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano 325, de modo a “cair” no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera.
Deixe o Seu Comentário