Espiritualidade

Um dia de prática Zen

zenr

UM DIA DE PRÁTICA ZEN (CH’AN)
A CERIMÓNIA DO CHÁ
E A MEDITAÇÃO ZEN (CH’AN)
 
pela Ven. Mestra Chueh Sing
 
20 Março (Sáb) Sintra
Associação Cultural Art of Living – Inscrições Limitadas
 
«A andar é meditação e sentado é meditação.
A falar, calado, a mexer ou parado, o corpo está em paz.»
 
«A capacidade de encontrar uma solução numa situação quase impossível é o Ch’an.
O Ch’an é a capacidade de conseguir virar uma situação difícil ao contrário,
de transformar a ignorância em iluminação, de transformar a tristeza em alegria.»
 
«O Ch’an pode dar-nos auto-controlo, auto-afirmação e amor pela vida. O Ch’an permite a libertação, desprendimento, firmeza, magnanimidade e a total auto-confiança da nossa mente. Pode manter a felicidade mesmo nas situações desagradáveis, tornando o peso do posicionamento social mundano um pouco mais leve e, assim, dar à vida um carácter mais livre e despreocupado.
 
«Se conseguirmos perceber a verdade do Ch’an, e se conseguirmos ainda aplicá-lo no nosso quotidiano, além de não só diminuir drasticamente as nossas aflições, também a nossa relação com as outras pessoas e a sociedade se tornará mais harmoniosa.»
 
Programa:
14h – 14h20
Breve introdução ao método de contemplação e meditação sentado
14h20 – 14h50
Meditação sentado
14h50 – 15h
Intervalo
15h – 16h
Chá e Ch’an
16h – 16h10
Intervalo
16h10 – 16h40
Meditação sentado
(Se as condições meteorológicas o permitirem, será feita meditação em andamento no exterior)
16h40 – 16h50
Intervalo
17h – 17h30
Meditação sentado
17h30 – 18h
Partilha da experiência e conversação
 
Nota: Pede-se a todos os participantes que tragam roupas largas e confortáveis.
 
SUGESTÃO DE LEITURA:
 
Sugere-se a leitura da obra A Meditação Zen (Ch’an) na Vida Humana da Ven. Mestra Man Chien
 
A Ven. Mestra Chueh Sing tem actualmente 50 anos e abraçou a vida de monja Zen (Ch’an) há cerca de 20 anos. Após a conclusão da sua licenciatura na Universidade em Taiwan (Formosa), obteve um emprego estável e com boas condições, mas a sua vida foi abalada por um acontecimento trágico, em que o seu pai sofreu um acidente e acabou por ficar internado durante 6 meses. Este facto levou-a a sentir e a ver de perto os sofrimentos da doença, a impermanência do mundo e foi em busca da Verdade, tendo encontrado o mosteiro Fo Guan Shan, que lhe ofereceu as respostas que estava à procura. Estudou no Colégio Budista Fo Guan Shan e dedicou-se, durante vários anos, a retiros de meditação Zen (Ch’an) exclusivos para monges. O seu percurso inclui o Templo Budista em Hong Kong, onde foi professora no Colégio Budista, e o Templo Fo Guan Shan na Suiça, que tem a sua sede europeia em Genebra, no Centro de Conferência Internacional. Neste momento dedica-se ao Templo Fo Guan Shan de Portugal, em Lisboa, e é também repórter do jornal Merit Times.

Inscrições Email: workshop@zefiro.pt Envie-nos o seu nome, nº de telefone ou telemóvel e email. Se tiver alguma dúvida, poderá contactar-nos via telemóvel: 914 844 923.
Preço 35 € (inclui coffee break)
Local Associação Cultural Art of Living – Largo Ferreira de Castro, nº3 r/c – S. Martinho de Sintra (Junto do bar Fonte da Pipa) – [Veja o mapa e obtenha as direcções através da ligação para o Google Maps] – Tlf: 219 248 969
Horário 14h – 18h

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário