A Familia

Quando recorrer à terapia familiar?

terp

terpApesar da grande divulgação, nos últimos anos, àcerca das várias correntes psicoterapeuticas e do aumento do número de pessoas em busca do auto conhecimento, a terapia da família e  do casal ainda é desconhecida. O que é  a terapia da família e como funciona? Em que situações devemos  procurar um terapeuta? Quem faz terapia de casal acaba por se separar ?
A terapia da família é um método de tratamento das relações familiares. Isto significa que não se vai tratar o indivíduo na família e sim o grupo familiar como um todo e o vínculo entre  os seus membros. A intervenção do terapeuta não se faz no indivíduo A e no indivíduo B mas sim na relação que ocorre entre A e B.
Por vezes, quando um indivíduo apresenta um problema este pode ter tido origem num conjunto de relações familiares deficitárias e afectar todos os outros membros. Se tratarmos apenas a pessoa que manifestou o problema deixaremos de tratar todos os outros afectados pela mesma dificuldade. Isto faz da terapia familiar um excelente aliado no tratamento psicoterapeutico individual.
Em toda a  família coexistem tendências para saúde e para doença, o diferencial  fará a depender de como a família enfrenta as situações de crise, de como está a afectividade e a comunicação entre  os seus componentes. Estes serão indicadores de relações saudáveis ou adoecidas. A procura de r um terapeuta dá-se, geralmente, quando a família apresenta um grave problema. Pode ser um dos membros apresentando um  transtorno psíquico, a presença de alcóol ou drogas, ou a iminência de uma separação.
Uma crise é  o resultado de pequenos conflitos que se repetem e para os quais não se dá a devida atenção.
Não se deve deixar que os problemas tomem proporções alarmantes para se procurar a terapia. Isto evitará o agravamento da situação . A terapia de casal não une nem separa, funciona como um  acompanhamento do processo e não impõe decisões. Facilita que o casal identifique os problemas, veja o que os motivou, verifica a  forma como reagem  ás dificuldades.  A procura por um terapeuta, quando isto se fizer necessário, permite dedicar tempo e atenção à  família, conferindo-lhe importância, reconhecimento e consideração devida!

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário