Fashion & Style Trends

Personal Stylist – a sua consultora de moda!

bia

biaEntrevista PERSONAL STYLIST
Qual o seu nome inteiro, idade e naturalidade?
Maria Beatriz Tarozzo Kawasaki, 34, nascida em Ribeirão Preto – SP
– Qual a sua formação?
Sou graduada em Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina com Pós Graduação em Negócios de Moda pelo Iese Business School. – Há quanto tempo você se tornou uma Personal Stylist?
Há 12 anos (desde 1996).
– De onde surgiu essa vontade?
Foi uma evolução natural do meu trabalho ao longo dos anos. Tive uma boutique em Ribeirão Preto. Minhas clientes, devido ao bom relacionamento que tínhamos na loja e à minha formação superior em moda, chegavam à loja com malas de roupas usadas querendo opinião sobre o que ainda estava na moda e o que dava para ser reformado. Muitas vezes eu mesmo ia até a casa delas e “reformava” o guarda-roupa de acordo com o tipo físico, a moda e o estilo de cada uma. Meu contato com as confecções proporcionava boas compras para os clientes e minha prática com modelagem (lecionava no Senac) me permitia refazer peças inteiras com bons resultados. Tudo isso agradava muito as clientes, pois ficavam de visual novo sem gastar muito.
Já casada, mudei para São Paulo e resolvi profissionalizar a minha atividade. Criei um curso de consultoria de moda a pedido da Faculdade Santa Marcelina, em 2004 e em seguida inaugurei meu escritório.
– O que uma pessoa deve fazer para se tornar um Personal Stylist?
Diferente do que muitas pessoas acreditam, esta profissão é absolutamente extenuante, os dias em que mais trabalho são feriados e finais de semana. Meus horários são completamente incomuns, minha agenda aos sábados, por exemplo, está lotada até outubro,sábado passado saí da casa de uma cliente (era a terceira do dia) às 24h. Minha família já se acostumou com minha rotina, viajamos e descansamos aos domingos (sagrados), segundas e terças (não trabalho nestes dias), meu marido é cirurgião plástico, adaptamos nossas agendas a um mesmo rítimo e funcionou bem.
Acredito, portanto, que a principal característica de uma Personal Stylist deve ser: compromisso com o cliente, pontualidade e dedicação eficaz e operativa.
Algumas outras dicas para as iniciantes: pesquisar muito, assistir todos os desfiles que puderem, observar as pessoas ao seu redor, pois a rua é uma das melhores escolas. Estudar ergonomia e anatomia, se possível, trabalhar com afinco e romper com suas imperfeições, enfrentando com coragem os “gargalos” que surgirem pelo caminho. Isso com certeza lhes trará amadurecimento não só profissional, mas pessoal.
– Qual a definição de Personal Stylist?
Vou responder-lhe com as palavras do meu filho João Paulo, aos 5 anos,  quando questionado pela professora “o que a mamãe fazia”, sua resposta: ”Ela ensina outras mulheres a ficarem mais bonitas”.
A Personal Stylist atende pessoa física (guarda roupa, cabelo, maquiagem e acessórios) e a consultora de moda atende a empresas (palestras, criação de  uniformes e repaginação de executivos).
– Qual a importância desse profissional nos dias de hoje?
Pesquisa recente realizada nos EUA pelo “High Beam Research Institute”, demonstra que a Boa Imagem Pessoal de um executivo corresponde a 70% do sucesso de sua carreira, a pesquisa prova também que a boa aparência não está em hipótese alguma associada à beleza, prova disso é que existem pessoas belíssimas que não sabem (ou não querem) apresentar-se de forma bela e elegante. Estão inclusos nesta lista da pesquisa pontos vitais na própria aparência, tais como: Biotipo Facial (corte de cabelos, maquiagens ou barbas, sobrancelhas, pele, etc), Biotipo Corporal (neste ponto, estar levemente acima do peso pouco importa, o mais importante é saber adequar bem as tendências a cada biotipo), discrição (a prudência em selecionar peças de bom gosto e discretas é fundamental), qualidade do vestuário e being polite (bons modos, no bom português).
Ou seja, ser bonito(a) ou feio(a) não é o foco principal, o que vale é a imagem pessoal como um todo, o conjunto precisa ser harmônico.
Uma vez, atendendo a alguns executivos de uma multinacional, perguntei à gerente de RH qual era a principal queixa de seus clientes em relação à sua equipe. Sua resposta foi automática: “Clientes estrangeiros sentem-se menosprezados com executivas (os) que não se produzem para atendê-los, em sua concepção, é como se a empresa não desse a mínima para ele.” Uma simples maquiagem bem feita reflete interesse e respeito pelo cliente. O corte bem talhado de um terno ou um tailleur representa, na linguagem da Imagem Pessoal, que o executivo é competente e sério, gestos como falar baixo, sentar-se adequadamente, livrar-se de alguns vícios de linguagem ou de postura ou até mesmo um cabelo bem cortado e bem cuidado são pontos fundamentais no conjunto de uma boa imagem pessoal.
Em meu trabalho foco todos estes itens, a moda ou as tendências são somente uma das partes deles.
– Quais os passos que você segue até o término consultoria? Como é feito esse trabalho?
No plano “Personal Stylist Guarda Roupa” faço uma análise completa do guarda roupa de meu cliente, mostrando quais as peças mais adequadas ao seu estilo pessoal, profissão e biotipo, com fotos para sua consulta posterior, também indico qual o melhor corte de cabelos e a melhor maquiagem para o biotipo facial e corporal, além de combinação de cores, estampas  e acessórios. Também oriento em relação ao estilo pessoal e como adequar a moda (tendências) ao biotipo e profissão e como vestir-se em todos os tipos de festas e eventos.

Sou formada em moda, fiz pós-graduação, criei o curso de Consultoria de Moda da faculdade Santa Marcelina, mas confesso que aprendi o que uma pessoa deve vestir ou não na prática, sou muito intuitiva e sensível a pequenos detalhes.
– Quais serviços o P.S. oferece?
No atendimento individual: Personal Stylis Basic e Personal Stylist Guarda Roupa.
No atendimento a empresas são três tipos de trabalhos específicos:
1. Repaginação de Funcionários (as)
Procuro solucionar problemas relacionados à imagem das empresas orientando funcionários e executivos em relação à postura e elegância diante de clientes e fornecedores, através de palestras e atendimento individualizado ou em pequenos grupos femininos e masculinos.
2. Palestras sobre Moda e Tendências que agradam e atraem clientes e funcionários.
3. Criação e desenvolvimento de Uniformes Exclusivos.
– Quanto tempo dura essa consultoria?
3 dias aproximadamente.
– Quais as maiores dificuldades nesse tipo de trabalho?
Em primeiro lugar ensinar minhas clientes a cuidar bem das peças que já se tem no guarda roupa, observar se os sapatos estão bem engraxados, se está faltando botões nas camisas ou ajustes nas numerações. Peças desbotadas, muito largas ou demasiadamente justas e mal acabadas devem ser imediatamente descartadas.
Em segundo lugar, ensinar-lhe como evitar excessos, a maioria de meus clientes tem muitas peças no armário, compradas às pressas e ainda por cima com as etiquetas da loja intactas, este tipo de desperdício gera insegurança, a pessoa nunca sabe o que vestir. Quando se chega a este ponto, é importante que se busque a ajuda de uma Consultora de Moda e Imagem Pessoal, ela irá orientá-lo (a) como combinar as peças entre si, alinhando-as ao seu estilo, biotipo e profissão, fará uma lista do que está faltando e o auxiliará nas compras. Meus clientes recebem um CD com todas as fotos de seus “out-fits”, geralmente o imprimem e montam painéis em seus Closets com as peças que irão usar em cada dia da semana, facilitando assim o dia a dia, que é sempre corrido, também indico quais cortes de cabelos, barbas ou maquiagens (aula prática) mais adequados a cada biotipo. Muitos deles não são reconhecidos na rua pelos colegas após a consultoria!
– É mais difícil de P.S. de homem ou mulher?
De homem.
– Qual a porcentagem de homens que procuram os seus serviços?
20%
– Qual o custo de um P.S. ?
Cobro R$ 1.200,00 o pacote por meu serviço mais completo, o guarda roupa, que tem uma duração aproximada de 2 dias: entrevista,  análise de guarda roupa, criação de out-fits, análise de biotipo facial, aula de auto-maquiagem no primeiro dia e no segundo dia apresentação e entrega do CD com o resultado da consultoria.  Em seguida acompanho estas clientes às compras das peças que estiveram em falta em seus armários, este serviço chama-se Personal Shopping e cobro 8% pelo valor de suas notas. Os valores referentes ao atendimento a empresas são calculados de acordo com as necessidades e diretrizes das mesmas.
– Qual a diferença entre moda e estilo?
Tecnicamente moda pode ser definida como arte de produzir ou confeccionar modelos do vestuário masculino ou feminino e também, estilo passageiro que dita o modo de vestir, viver e falar.

Conceitualmente moda significa muito mais do que isso, até o final da idade média, por exemplo, uma vestimenta durava séculos, egípcios, gregos e romanos usaram o mesmo tipo de túnica ao longo da antiguidade. Somente no final do século XIV é que o homem sentiu maior necessidade de se diferenciar dos demais e a se reconhecer como indivíduo e não mais como ser coletivo.

Pouco antes da 1ª guerra, Charles Worth, estilista nascido na Inglaterra em 1825, tornou-se famoso criando guarda roupas inteiros de imperatrizes, artistas e atrizes famosas, peças exclusivas para cada ocasião eram encomendadas rompendo o padrão do “necessário”, sua clientela apreciava conselhos do mestre confiando-lhe a tarefa de realçar seus pontos fortes através de sua habilidade no manuseio do tecido, instituiu-se apartir daí o conceito de estilo.

– Cada estilo tem a sua moda?
O estilo é a exteriorização de nossa personalidade, nossos gostos e nossa história. A moda deve ser utilizada com instrumento para esta forma de expressão.
– Para você, qual a importância da imagem do ser humano na sociedade?
O mundo, em todas as áreas do conhecimento humano está cada vez mais voraz e competitivo, tanto na área profissional quanto pessoal. É muito difícil identificar uma área em que já não haja um grande número de profissionais atuando. E bons profissionais! Ninguém pode se dar ao luxo de não ser muito bom em sua área. É preciso passar esta impressão para o mercado e por isso é necessário um cuidado muito especial com a própria imagem e a moda exerce um aspecto fundamental.

Independente de nossa idade, cargo ocupado ou função desempenhada, o marketing pessoal é ferramenta indispensável para a concretização do nosso projeto de vida, vestir-se bem da cabeça aos pés, contando é claro, cuidados com os cabelos e maquiagem ou barbas bem feitas, passou a ser ponto importantíssimo na forma de expressão de cada um.
Certo dia, encontrei uma cliente em uma loja de decoração acompanhada de seu marido, quando ela nos apresentou, ele me cumprimentou de forma bastante eufórica, disse que precisava me agradecer, pois sua esposa estava “espetacular, mais linda do que quando se conheceram e que todos os dias ele pergunta: querida, aonde iremos como você bonitona deste jeito?”. Em seguida minha cliente declarou-se diante dele, disse que o casamento dos dois melhorou 100% após sua transformação… Nunca vou me esquecer deste dia! 
Minhas clientes melhoram sua auto estima, recuperam a confiança em si mesmas, são promovidas pessoalmente e profissionalmente… Isso não tem preço!
Quase todos os meus clientes dizem que ficaram menos consumistas depois que me contrataram, sou absolutamente organizada e prudente em relação à lista de compras deles, jamais atendo o “Personal Shopping” com uma pessoa na qual não conheci o guarda roupa ainda.
Já aconteceu diversas vezes de um cliente querer comprar muitas outras peças além das que estavam na minha lista, ou seja, em falta em seu armário, simplesmente digo que não e tenho absoluta certeza de que sou muito mais respeitada e admirada em função desta minha característica ética em relação aos gastos desnecessários, pois o supérfluo nunca é bom, senão não seria supérfluo, concorda?

Resumindo, a importância da imagem do ser humano na sociedade é respeitar-se e amar-se a si mesmo e ao próximo, lembrando que todos os dias de nossas vidas são importantes, Jacky Kennedy dizia que “uma mulher que só se produz para ir a festas nunca será uma mulher elegante”. Concordo com ela, precisamos estar bem vestidas, bem maquiadas, cabelos arrumados e com as unhas bem feitas durante todos os 360 dias do ano: para trabalhar, para namorar, para lavar uma louça, para encontrar-se com amigos, para fazer uma caminhada, para ir a um evento importante e  até para ir à padaria!
– Quais as tendências de moda, para homens e mulheres, para essa primavera? Quais serão as cores mais usadas?
Anexei uma entrevista em Word que dei sobre este assunto para que tenha acesso a todas as informações.
– Quais os cortes e cores de cabelos mais usadas?
Para as mulheres, o modelo usado pela Vitória Beckman está fazendo sucesso, com a vantagem que valoriza absolutamente todos os biotipos faciais, cabelos com cores uniformizadas estão demodèe, as luzes ficam mais modernas quando tonificadas em dois ou mais tons diferentes, sempre seguidas de tonalizante!
 Para os homens mais modernos, cabelos levemente mais compridos e desfiados, parecidos com o do cantor Paulo Ricardo ou então bem curtinhos e comportados para os mais tradicionais. Uma moda que pegou foram as luzes inversas para cobrir e disfarçar os grisalhos dos homens sem ficar artificial.

Bia Kawasaki – consultora de moda e imagem pessoal.
bia@biakawasaki.com.br  
tel (11) 9652-6048
Especialista Portal aMulher.com

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário