Dietas

Índice de Massa Corporal (IMC)

imc

imc

O que é o Índice de Massa Corporal? O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. Como calcula-lo?

IMC = Peso / (Altura)2
Para uma pessoa que pese 65 kg e meça 1,70 m, o raciocínio deverá ser o seguinte:

1,70 x 1,70 = 2,89
65 / 2,89 = 22,49
IMC = 22,49
Segundo a tabela de Índice de Massa Corporal (abaixo), com este IMC, esta pessoa estaria dentro do peso normal.

images

Como Interpretar o Índice de Massa Corporal (IMC)?

Se o valor do Índice de Massa Corporal (IMC) tiver como referência “Abaixo do Peso I” ou “Abaixo do Peso”, o sujeito deve tentar aumentar de peso para evitar a malnutrição.
Se o valor do Índice de Massa Corporal (IMC) estiver compreendido entre os valores que definem “Peso Normal” na tabela, o sujeito está no seu peso ideal ou muito próximo deste. Regra geral, o IMC ideal para os homens é 23, enquanto o das mulheres é 22.
Se o Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) resultou num valor entre os 25 e os 29,9, o sujeito está acima do peso, e deverá tentar reduzi-lo, de forma a evitar doenças como a hipertensão e a diabetes.
No caso de obter um resultado superior a 30 no cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), o indivíduo incorre no risco de sofrer problemas de saúde muito graves, como doenças coronárias e diferentes tipos de cancro.

 

Enviado por Paula Cristina

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário