Saúde & Beleza

Formação de Nódulos nos Seios

nodulos

nodulos

Enquanto espalhava a loção nos seios depois de um banho de chuveiro, sentiu uma coisa estranha

— efectivamente, alguns nódulos — sob a pele do seio esquerdo. Não sabe ao certo o que são nem mesmo qual é a sua consistência. São moles? Duros? Por vezes parecem ambas as coisas. O que quer que sejam, não se lembra de ter dado conta deles antes.

Acaba de espalhar a loção nos braços e nas pernas enquanto magica. Deveria esperar para ver se os nódulos desaparecem depois do período? Ou deveria marcar uma consulta para o seu médico para serem examinados? De qualquer uma das formas, não dormirá descansada nessa noite.

Para a maioria das mulheres, os nódulos nos seios não significam nada, senão saúde.
nodulos2 

«Os seios com nódulos são muito comuns», afirma a Dr.â Kathleen Mayzel, directora do Faulkner Breast Center e professora assistente de Cirurgia na Tufts University School of Medicine em Boston. «A maioria das mulheres pré-menopáusicas têm-nos. Têm a consistência de papa de aveia — áreas macias interrompidas por uma série de nódulos.»

«Tornam-se mais nodosos antes do período e menos nodosos depois, devido a alterações hormonais. Quando os níveis hormonais sobem, ficam mais com mais nódulos. Quando os níveis baixam, ficam com menos.»

Este estado costumava chamar-se doença do seio fibrocístico ou doença benigna do seio, até que os médicos descobriram que não se tratava de uma doença — é completamente normal, afirma a Dr.ã Mayzel. Agora chamam–Ihe seios nodosos, e é um estado que tende a desaparecer à medida que você envelhece.

«Começando com a idade de 35, a gordura começa a substituir o tecido do seio», declara a Dr.â Mayzel. «Isso torna o seio menos nodoso.»

Eis o que ela sugere para tratar os nódulos dos seios.

 

CONTE. «Tem de distinguir entre um seio cheio de nódulos e um seio com um nódulo», afirma a Dr.a Mayzel. «Não precisa de fazer nada por causa de um seio cheio de nódulos. Mas um só nódulo no seio é algo que exige uma avaliação suplementar na forma de uma mamografia, um exame realizado pelo médico e possível biópsia.»

SEJA MINUCIOSA. Não ponha de parte nenhuma medicação, acrescenta. As mulheres pré-menopáusicas têm seios tão densos que muitas vezes as mamografias não detectam uma doença maligna. É por isso que mesmo que tenha um nódulo e a sua mamografia seja negativa, certifique-se de que leva até ao fim um exame médico e uma biópsia.

MANTENHA-SE CALMA. Não passe o tempo preocupada com os nódulos, declara a Dr.â Mayzel. «Quando as mulheres sentem um nódulo, pensam que têm um cancro. Mas cerca de 80% de todos os nódulos não são cancro.»

Siga-nos. Gostou do nosso artigo partilhe com as suas amigas…

Facebook Page: 100000500028940Twitter: portalamulherExternal Link: feeds.feedburner.com/feedsamulher

Subscreva a Newsletter e saiba todas as novidades

comente

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário