Saúde & Beleza

Detectar o cancro da mama

detectar o cancro da mama

detectar o cancro da mama

Através deste artigo, vai ficar mais atenta e também vai conseguir, mais facilmente detectar este tipo de cancro. Por isso se tem 35 anos faça uma mamografia, mais vale prevenir.

Em que consiste o exame?
É um método que permite examinar os seios através de uma dose reduzida de raios x. Os seios são colocados no mamógrafo, sendo que depois de serem pressionados é possível obter uma boa visualização de tecido mamário.

 

Para que serve?
É um exame útil para o rastreio do cancro de nódulos e outras lesões mamárias, detectadas durante a avaliação ginecólogica de rotina ou na auto-avaliação mamária, bem como para a avaliação e despiste de tumores benignos ou malignos.

 

O que pretende identificar?
Numa mamografia procura-se detectar tumores e quistos, estudar a densidade mamária e a acumulação de gordura.

 

Se tem 35 anos faça uma mamografia

Quanto tempo demora?
É um exame rápido que não ultrapassa os 10-15 minutos e pode ser realizado num laboratório de radiologia.

Implica cudados especiais?
Terá de despir a roupa até à cintura e vestir um roupãp aberto.
Antes de fazer o exame, o especialista examina os seios, no sentido de detectar eventuais sinais suspeitos. Aconselha-se a que não utilize maquilhagem e retire todo o tipo de bijutaria.

Quando são conhecidos os resultados?
Normalmente, a entrega dos mesmos demora cerca de oito dias úteis, embora alguns laboratórios forneçam os resultados após alguns minutos, caso seja urgente.

Como deve ser interpretada a sua importância?
Até ao momento, é considerado o método mais indicado para rastreio e diagnóstico precoce do cancro da mama.Sobretudo após a menopausa.
É, de facto, nesta altura que se verifica uma maior incidência da doença.
O especialista ao solicitar a realização da mamografia, mesmo depois da paciente ter feito uma ecografia mamária, setá a zelar pela detecção precoce de eventuais anomalias, sendo possível iniciar um tratamento adqueado o quanto antes.

Qual o risco de existirem complicações?
Não. Ao ser exercida uma pressão considerável sobre os seios, poderá sentir uma ligeira dor após a realização do exame.
Faça o exame na semana após a menstruação, quando oseio se encontra menos volumoso e mais elástico.

É um exame 100% fiável?
A mamografia permite detectar lesões malignas numa fase precoce, uma vez que ao ser distendido o tecido mamário, é possível visualizar com bastante definição nódulos ou tumores. No entanto não permite distinguir lesões sólidas de quisticas. De um modo geral, as imagens que possam sugerir o diagnóstico de cancro aparecem no exame como lesões nodulares, de contornos mal definidos e de textura muito densa.

Quem deve fazer o exame?
Aconselhável as mulheres fazerem-na de 2 em 2 anos, até chegar aos 50 anos. Depois deverá faze-la anualmente. A mulher deve realizar a sua primeira mamografia quandoa tingir os 35 anos.

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário