Casa & Decor

Decorar o seu escritório em casa

escri

escriQuem trabalha em casa não precisa de ter apenas um espaço confinado a uma secretária e um computador.
 A ideia é  aliar conforto, estilo e tecnologia em nome da produtividade e sossego. Ou seja, manter o equilíbrio entre a “home” e o “office”.

 
Vai precisar do que?
Essa é a primeira pergunta a ser feita quando a idéia é montar seu escritório em casa. Saber quais são suas necessidades diárias, o seu ritmo de trabalho, se vai trabalhar sozinho ou terá uma pequena equipa, se receberá clientes e fornecedores e se usará seu home office diariamente ou não são questões importantes. Não se esqueça de levar em consideração o ritmo da sua casa. Mora sozinho? Tem filhos? Essas informações permitirão montar um escritório com a sua cara.

Faça uma lista do que vai precisar
De acordo com a sua profissão e as tarefas que necessita executar, comece a enumerar os equipamentos necessários para compor o seu home office. Computador ou notebook, fax, impressora, Tv, telefones, móveis, etc. Só assim é possível dimensionar o espaço adequado para o seu escritório.

Escolha o seu espaço
Se a sua idéia é trabalhar exclusivamente em casa, o ideal é ter um ambiente isolado e exclusivamente dedicado a suas actividades. Organização e privacidade são aliados da produtividade. Um quarto  pode ser uma boa solução. Se o problema é falta de espaço, divisórias e dry wall (parede de gesso) têm baixo custo e são soluções rápidas e práticas, garantem alguns arquitectos.

Invista em conforto e ergonomia
Móveis adequados e bem posicionados são essenciais para a qualidade de vida do profissional. Muitas doenças ocupacionais surgem de condições de trabalho precárias. É importante escolher um assento confortável com encosto até os ombros e apoio para braços.
A altura da bancada deve ser de 75cm a 80 cm em relação ao chão. O monitor precisa estar alinhado à altura dos olhos, e, ao sentar, o tronco e as pernas devem formar um ângulo de 90°. Para pessoas muito baixas ou que tenham dificuldade de manter o corpo na posição ideal, uma boa dica é utilizar um apoio para os pés feito sob medida.

Luz na medida certa
O ambiente deve, preferencialmente, contar com uma  boa luminosidade. Além de economizar energia, uma janela ampla garante a saúde do ambiente, deixando-o arejado, e confere bom astral para o trabalho. Porém, a luz artificial é necessária e deve ser geral e homogênea, iluminando todo o ambiente.

O essencial deve estar nos seus devidos lugares
Deixe sobre a sua mesa apenas o que é indispensável para o trabalho e fuja dos excessos. Uma bancada de trabalho organizada pede porta-lápis e canetas; bloco ou porta-papel para anotações e só. Nada de pilhas de papéis e documentos ou gavetas entulhadas. Afinal, o seu ambiente de trabalho reflete que tipo de profissional você é.

Tudo  prático
Opte sempre por materiais de fácil manutenção e limpeza. Para as janelas, uma boa opção é adoptar persianas. As cortinas podem ser utilizadas, mas necessitam de manutenção mais específica, precisando ser lavadas com frequência.

Saiba escolher os móveis certos
Os móveis de escritório ganham cada vez mais desenhos modernos, leves e estão mais práticos e funcionais. Mesas com desenho em L ou C evitam deslocamentos desnecessários com o assento.  As superfícies opacas não mancham e não refletem luz

Opte por acessórios que combinem com seu estilo
Escolher acessórios funcionais, que são aliados da organização, e que ainda têm “a sua cara” conferi alguma personalidade ao seu  home office. O importante é escolher itens que combinem com o ambiente e com a actividade do escritório. Para os mais despojados, materiais como plástico, borracha e zinco estão in. Já para ambientes mais sofisticados ou formais, o aço escovado, o couro ou a madeira ficam perfeitos.

 

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário