Espiritualidade

Conheça a Espiritualidade de Osho!

osho-1

Osho é um dos mestres espirituais mais provocativos do século XX. Desde os anos 70, ele chamou a atenção de todos os que se interessavam por meditação e técnicas de autoconhecimento. Mesmo depois da sua morte, em 1990, os seus ensinamentos continuam a ser difundindos pelo mundo, influenciando pessoas de todas as idades e países.

 

Copyright by Osho International Foundation

Ensinamentos
Os ensinos de Osho centram-se em abordar, desde diferentes ângulos, o desenvolvimento da consciência humana até atingir o grau conhecido em tradições várias como iluminados. No seu discurso, Osho utiliza os ensinamentos  de mestres de diferentes épocas, tais como Krishná, Buda, Jesucristo, Lao Tse, Sócrates, Heráclito, George Gurdjieff, etc., para acercar-se desde diferentes pontos de vista à questão da iluminação.

No entanto, segundo Osho, a sua maior fonte para falar da consciência humana era a experiência própria: a sua consciência tinha-se expandido até atingir a iluminação aos 21 anos.

Dizia que a fonte do infortúnio do ser humano reside no descohecimento da sua própria natureza. Os indivíduos identificam o seu “eu” com o percebido pelos seus sentidos a todos os níveis. A identificação produz-se tanto a nível físico, com o corpo, como a nível mental, com os pensamentos, e a nível emocional, com os sentimentos. Em mudança, segundo Osho, a natureza verdadeira do indivíduo reside na sua consciência.

A consciência, emerge como consequência da prática da meditação. Esta pode ser praticada por meio de técnicas muito variadas, permite ao indivíduo trascender a identificação com o ego, eliminando as projecções de identidades falsas criadas pela mente.

Ao longo de várias décadas, Osho pronunciou muitos discursos, contestando às perguntas dos seus milhares de discípulos. Estes discursos foram recolhidos em numerosas fitas de audio e video. Escreveu mais de 100 livros publicados em vários idiomas.
em Portugal pode ler os seus livros pela Editora Pergaminho.

A multifacética doutrina de Osho mostra entre outros o yoga tántrico sendo conhecido como o ‘gurú do sexo’. Os adeptos são captados através de cursos terapêuticos ou da meditação . Nas terapias utilizam-se técnicas de hiperventilação, música e gritos que levam à ruptura emocional do individuo. 

 

Osho por ele mesmo:
"Quando eu me for, por favor lembre-se de mim como um poeta, e não como um filósofo. É claro — não estou escrevendo poesias em palavras. Estou escrevendo num veículo mais vivo — em você. E é isso que toda a existência está fazendo."
(em A Harmonia Oculta)

"Não sou sério! O que estou dizendo a vocês é dito como uma brincadeira. É mais uma fofoca do que uma doutrina."
(em www.osho.com)

"Não estou aqui para dar respostas. Estou aqui para provocar em vocês um ponto de interrogação, o ponto de interrogação final."
(em www.osho.com)

Aprender a Meditar – Osho
{youtube}kLaqmZXXApg{/youtube}

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário