Espiritualidade

Congresso Ibérico de Astrologia

logo-pequeno-site

Cerca de 400 Astrólogos e estudantes reúnem-se de 12 a 15 de Maio próximos no XXVII Congresso Ibérico de Astrologia, o maior evento astrológico jamais realizado em Portugal. Sediado no Centro de Congressos do Estoril, o evento apresenta 45 conferências e 5 workshops, iniciativas realizadas por astrólogos de várias nacionalidades, todos reconhecidos profissionais, investigadores e autores nesta área. O último dia é aberto ao público em geral e apresenta um programa cultural e actividades várias que incluem a realização gratuita de horóscopos aos visitantes.

O Congresso Ibérico de Astrologia teve a sua primeira edição em Espanha, em Maio de 1984, porém só agora se encontram reunidas condições para que se realize em Portugal, país que entre os séculos XVI e XVIII foi um verdadeiro centro de expansão da Astrologia por toda a Europa. Com efeito, o congresso decorre no momento em que este saber milenar regista uma divulgação e importância inéditas no País, existindo cerca de 10 escolas de Astrologia, frequentadas por aproximadamente 1 000 alunos. A realidade é idêntica na vizinha Espanha, onde a Astrologia se lecciona presentemente em cerca de 50 escolas, representando um universo total de cerca de 8 000 alunos.

O XXVII Congresso de Astrologia inicia-se a 12 de Maio com uma sessão de abertura que conta com a participação das escolas de Astrologia e instituições que apoiam o evento. A sessão será animada por um músico de renome na área da música cósmica. Segue-se uma visita cultural concebida por três professores de renome (José Medeiros, José Manuel Anes e Manuel Gandra), a qual tem início no Farol da Guia em direcção a Belém, seguindo para o Planetário Calouste Gulbenkian (com visionamento do programa Hubble) e com término no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, onde será servido um Carcavelos de Honra oferecido pelo respectivo município.

 

Nos dias 13 e 14 de Maio, decorrem 32 conferências, 8 workshops e uma exposição – composta por cerca de 35 stands de escolas de Astrologia, livros, software, artesanato e outras actividades – que será aberta ao público em geral das 14h às 19h. No primeiro destes dias as actividades incluem ainda um jantar em Lisboa, pleno de surpresas temáticas. No dia seguinte, o encerramento do congresso celebra-se com um jantar no Hotel Palácio do Estoril, onde actuam o Coro Ricercare, a instrumentista e cantora Teresa Gabriel e o fadista Marco Rodrigues.

 

No último dia, 15 de Maio, o Congresso abre-se integralmente ao público em geral, das 10h00 às 18h00, permitindo que os congressistas, parceiros e sponsors possam estar em contacto com um público interessado e muito variado. Para o efeito, a organização concebeu um programa cultural que inclui actividades infantis e lúdicas, uma exposição sobre a história da Astrologia em Portugal, assim como uma selecção de livros raros dos séculos XVI a XX e palestras que vão desde a música à análise da realidade actual da Astrologia. Serão também facilitados aos visitantes mapas astrológicos que poderão ser analisados em breve consulta gratuita realizada no local.

 

De acordo com Maria João Macieira, directora e editora da revista Flor de Lótus e organizadora do evento, “O XXVII Congresso Ibérico de Astrologia é uma oportunidade única para os Astrólogos e estudantes de Astrologia assistirem em tão curto espaço de tempo a uma verdadeira revolução de pensamento, pois pela primeira vez vamos juntar vários saberes e especialidades, assim como nacionalidades e vivências diferentes da própria Astrologia.” Salienta ainda que “este é um congresso totalmente inovador, quer pelo facto de criar uma sinergia ibérica, quer ainda pelo número de conferências e workshops que apresenta, apoiado ainda por um programa cultural que inclui visitas, actuações e várias surpresas”.

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário