Decoração & Tendências

As cores na sua casa

decoracao-parede-sofa

decoracao-parede-sofaAo escolher cores para especificar categorias ou membros da família você saberá como encontrar o que procura sem ter de se deparar com uma miscelânea de rótulos – ou sem precisar recorrer a seus óculos. A seguir algumas idéias para fazer as cores funcionarem

, seja na organização da papelada, da área de trabalho ou dos itens do dia-a-dia, ou ainda na preparação de alimentos, da entrada de sua casa ou na instalação de uma estação de reciclagem.

 

Com estas melhorias cheias de cores, o lugar onde você vive irá sair do lugar comum – se tornando muito mais fácil de ser administrado.

Centro de boas-vindas

Crie uma estação de classificação coordenada, com uma cor determinada para cada membro da família, na entrada principal de casa. Quadrados confeccionados com as placas de fibra da empresa Homasote se transformam em quadros de avisos vibrantes quando revestidas em tecido, que pode ser grampeado no verso do quadro.

Clipes e alfinetes manterão em ordem os convites, chaves, correspondência, cupons, listas de compras e fotos favoritas. Use arquivos porta-revista para organizar a correspondência e a papelada. Separe um arquivo para cada membro da família, em seguida coloque placas de fibra revestidas em tecido para criar separações entre as diferentes categorias de documentos.

Rótulos picantes

Divida os temperos no armário da cozinha em dois grupos, organizando os mesmos com adesivos diferenciados. As etiquetas laranja indicam os temperos geralmente usados em receitas doces, como a canela; os temperos que não se enquadram nesta categoria, como a pimenta cayenne, receberão a etiqueta amarela. Clique aqui para fazer o download dos modelos em inglês e imprima-os em papel auto-adesivo. Cole os mesmos nos potes e latas de temperos.

Tábuas de cozinha

Minimize os riscos de contaminação cruzada na cozinha organizando as tábuas de plástico por cores. Escolha uma cor específica para cada tipo de comida: azul para os frutos do mar, verde para os legumes e frutas, amarelo para as aves e vermelho para outros tipos de carne.

Etiquetas de vinho

Rótulos feitos à mão permitem que você pesquise sua coleção de vinhos para encontrar rapidamente a garrafa certa. Encontre um sistema de organização, como pelo tipo de vinho ou por seu país de origem, escolhendo uma cor que represente cada categoria. Clique aqui e faça o download dos modelos. Lembre-se de cortar algumas fendas pequenas ao redor do círculo para que o rótulo deslize facilmente no gargalo da garrafa. Os rótulos que sobrarem poderão ser usados como etiquetas para presentes.

Cartões de receitas

Uma caixa de cartões de receitas cheia demais, transbordando com aquelas preferidas da família durante muitas gerações, além das recém-adicionadas por amigos, pode se tornar muito mais navegável com adesivos afixados no canto de cada cartão (isto também funciona para organizar recortes de jornais e revistas). Escolha uma cor para representar cada tipo de comida, como o verde para os acompanhamentos de legumes e o amarelo para as sobremesas.

Chaves

Para evitar ficar procurando pelas chaves na porta de entrada, pinte a extremidade daquelas que costumam causar confusão com esmalte de unhas em cores distintas. Use uma cor diferente para cada chave, deixando secar antes de aplicar uma camada no verso. Uma única camada deve ser suficiente.

Guardando enfeites de festas

Não importa se suas caixas de enfeites estão guardadas no porão ou escondidas por trás das bicicletas e caixas na garagem, você conseguirá localizá-las em segundos com a ajuda de fita adesiva colorida afixada nas mesmas (e, talvez, de uma lanterna). Embrulhe cada caixa com cores que combinem com os enfeites guardados: verde e vermelho para o Natal, preto e laranja para o Halloween. Certifique-se de colocar fita adesiva na parte superior das caixas para o caso dos lados fiquem obstruídos.

Pastas de arquivos

Troque suas pastas de papel pardo por outras coloridas, escolhendo uma tonalidade para cada categoria – como vermelho para informações médicas, azul para financiamentos e verde para os impostos. Da próxima vez que precisar encontrar um documento, bastará procurar pela cor apropriada.

Se várias pessoas compartilham a mesma escrivaninha em sua casa, use conjuntos de caixas e arquivos em cores distintas para cada membro da família. Outra opção é afixar fitas de poliéster nas mesmas cores em outros itens organizadores do escritório.

Latas de lixo reciclável

Pense além do verde: baldes plásticos coordenados aliviam o estresse na separação do lixo reciclável. Escolha uma cor para cada material aceito pelo programa de reciclagem de sua comunidade – verde para plástico, amarelo para papel e azul para vidro – e mantenha-se firme no procedimento a cada semana.

Enviado por Cecilia Monteiro

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário