Saúde & Beleza

Aparelho nos dentes

aparelho

Na Internet há uma quantidade infindável de blogues exclusivamente dedicados à temática da ortodontia. Em alguns pode ler-se que na Tailândia, por exemplo, há quem use aparelhos ortodônticos falsos "porque é moda". Outros revelam a existência de pessoas com fetiches pelos arames e elásticos na boca, daí que optem por cores o mais agressivas possível, desenhos e formas ousadas.

Na página do Facebook da autora do blog http://www.aparelhonosdentes.blogspot.com, Rita Silva França afirma conhecer uma rapariga que, há uns anos, quando lhe perguntavam o que queria de prenda de Natal ou aniversário, respondia: "Quero um aparelho para os dentes com elásticos a condizer com a roupa!".

Sónia Camilo, de Lisboa, admite que alguns usam aparelho por ser moda. "Se não fosse, não usariam as aplicações com cores, transparentes, etc.", justifica.

O médico Philip Fonseca, com clínica em Anadia, conta que uma paciente, com influências góticas, pediu-lhe um aparelho com elásticos pretos. "Abria a boca e era tudo negro!", brinca. "São gostos! Tenho 35 tonalidades. As crianças querem logo as que dão mais nas vistas", nota o médico bairradino.

Philip Fonseca diz que lhe chegam vários pacientes, sobretudo crianças, que querem instalar aparelhos "claramente por ser moda". "Tem a ver com a filosofia de grupo. Um colega ou familiar também usa e ele não quer ficar atrás", justifica o médico.

Isabel Moreira, de 37 anos, residente na Mealhada, socorre-se da sua experiência na área da Comunicação Social para defender que este boom na procura/uso de aparelho resulta da maior consciencialização das pessoas para as vantagens da boa saúde oral e maior conhecimento dos tratamentos ao dispor. Factores decorrentes da era da comunicação global em que vivemos, segundo diz, ela que usa aparelho nos dentes há um ano, "por razões estéticas".

in jn.sapo.pt

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

1 Comentário

Deixe o Seu Comentário