Saúde & Beleza

Acabar com a Caspa e a queda de cabelo

caspa

caspa

Quando os ombros ficam marcados por pequenos flocos brancos pensa-se logo em caspa. E assim é- Mas também é caspa quando essas particulas ficam agarradas ao couro cabeludo e marcam sobrancelhas e a região do bigode e da barba.
Existem dois tipos de caspa, a oleosa designada de dermatite seborreica e , como o nome indica estreitamente associada à produção de gordura pelo corpo. Doença de causa desconhecida, mas em que existe um fenómeno inflamatório causado pelo excesso de oleosidade deivo à presença aumentada de certos fungos. Afecta as zonas onde se encontra o maior número de glândulas sebáceas: além do couro cabeludo, pode ser visivel no centro da face e nos sulcos próximos das asas do nariz, mas também se pode esconder atrás das orelhas, nas sobrancelhas, nas pestanas, bigode e na barba.
Até na região das costas, entre os seios e junto à púbis.

A pele fica inflamada, denunciando-se atarvés de vermelhidão e descamação: as escamas que se formam são oleosas, espessas e amareladas, aderindo ao couro cabeludo e causando comichão.
Por trás da inflamação pode estar uma alimentação pobre em minerais como o zinco e em vitaminas, como as do complexo B, variações hormonais, stress e infeções causadas por fungos.

 

A versão seca da dermatite é conhecida por caspa- As escamas são diferentes: muito finas, brancas e secas, libertam-se  facilmente e caiem nos ombros.
Isto acontece devido a uma renovação acelarada das células do couro cabeludo, correspondendo as escamas que caem às celulas que vão sendo substítuidas pelas que estão a ser fabricadas antes do tempo.
Mas nem sempre a causa é natural: a caspa seca pode resultar dos maus tratos dados ao cabelo. (lavagens pouco frequentes, produtos agressivos, secador muito quente)

 

Dicas para tratar bem do seu cabelo e evitar a Caspa


Lave o cabelo com água morna ou fria

Comece por usar um champô normal, a aplicação ajuda a soltar as escamas

Separe o cabelo por mechas quando aplicado os produtos

Se as escamas forem muito espessas aplique primeiro óleo mineral e massaje para as amolecer

Aplique o produto de tratamento directamente no couro cabeludo

Enxagúe e seque com suavidade evitando o secador.

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário