Livros, CD's & Filmes

A Lenda de Sigurd e Gudrún

lenda

A Lenda de Sigurd e Gudrún, um inédito de Tolkien, com chancela de Publicações Europa-América, estará disponível nas livrarias a 2 de Novembro. «Há muitos anos, J. R. R. Tolkien compôs a sua própria versão, agora publicada pela primeira vez, da grande lenda da antiguidade nórdica, em dois poemas intimamente relacionados, a que deu os títulos de «O Lai dos Volsungos» e «O Lai de Gudrún».

Em «O Lai dos Volsungos» conta-se a história do grande herói Sigurd, o assassino de Fáfnir, o mais famoso dos dragões, de cujo tesouro se apoderou, o despertar da valquíria Brynhild, que dormia rodeada por uma muralha de chamas, e o noivado dos dois. Após a chegada de Sigurd à corte dos grandes príncipes niflungos (ou nibelungos), o herói desperta o amor mas também o ódio da feiticeira dos Niflungos, versada nas artes mágicas.
Em cenas de grande intensidade dramática, troca de identidade, paixões frustradas, ciúmes e disputas amargas, as tragédias de Sigurd e Brynhild, de Gunnar, o Niflungo, e Gudrún, sua irmã, atingem o auge com a morte de Sigurd às mãos dos seus irmãos de sangue, o suicídio de Brynhild e o desespero de Gudrún.
Em «O Lai de Gudrún» é contado o seu destino depois da morte de Sigurd, o casamento, contra a sua vontade, com Atli (ou Átila), governante dos Hunos, o assassinato dos seus irmãos, os senhores niflungos, e a sua vingança hedionda.
Sendo a sua versão inspirada, principalmente, no estudo atento das antigas poesias norueguesas e islandesas conhecidas como Edda Poética (e no posterior trabalho em prosa, a Völsunga Saga), J. R. R. Tolkien utilizou estâncias curtas cujos versos conservam em inglês os exigentes ritmos aliterativos e a intensa energia dos poemas da Edda.»

J. R. R. TOLKIEN nasceu a 3 de Janeiro de 1892 em Bloemfontein. Depois de ter lutado na primeira guerra mundial, Tolkien abraçou uma distinta carreira académica e foi reconhecido como um dos maiores filólogos do mundo. Contudo, é mais conhecido como o criador da Terra Média e autor de clássicas e extraordinárias  obras de ficção como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. As suas obras foram traduzidas para mais de 40 línguas e venderam milhões de exemplares em todo o mundo. Recebeu o grau honorário de Doutor de Letras pela Universidade de Oxford, em 1972. Faleceu em 1973, com 81 anos.

CHRISTOPHER TOLKIEN nasceu a 21 de Novembro de 1924 e é o terceiro filho de J. R. R. Tolkien. Nomeado por Tolkien como executor literário, tem-se dedicado, desde a morte do pai em 1973, a editar e publicar os escritos inéditos, nomeadamente O Silmarillion e as colecções intituladas Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média e The History of Middle-earth (A História da Terra Média). Ele e a sua esposa vivem em França desde 1975.

Compre aqui http://www.europa-america.pt/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário