Saúde & Beleza

9 dicas para evitar ficar inchada

barrigas inchada

barrigas inchada

Todas as mulheres já sentiram aquela pressão, acompanhada de um inchaço na barriga. Mas o que poderá causar realmente este inchaço?  As causas podem ser várias bebidas gasosas em excesso ou comer rapidamente. Mas não se esqueça que no seu dia a dia também existem determinados tipos de alimentos, que podem agravar este quadro. 

Normalmente, um inchaço na barriga é resultado do aumento do consumo de sal, vindo de alimentos carregados de sódio que levam o corpo a reter líquido, explica Kristi King, da Academy of Nutrition and Dietics. Mas existe outro motivo que pode causar esta sensação de mau estar, os gases, que são causados por alguns alimentos quando estes não são  digeridos correctamente. As bactérias que vivem no intestino reforçam os açúcares presentes nesses alimentos, quebrando-os e produzindo o gás. “O intestino é o segundo cérebro do corpo; ele irá reagir a qualquer tipo de stress e ansiedade que o corpo experimentar”, disse a especialista.

Para combater este inchaço, Kristi sugere algumas dicas muito simples, que envolvem a mudança em algumas práticas no dia a dia e também a diminuição de outros alimentos. 

Cigarros
Deixe de fumar, o inchaço occore quando ingere ar em excesso, mas também quando este é inalado. 

Mastigue devagar
Aprenda a comer mais devagar, quanto mais depressa comer,  mais ar entra e fica no estômago.

Palhinhas
Se tiver este hábito durante muito mais tempo vai sentir o ar ficar preso no estômago.

Probióticos
Consuma os  probióticos para manter um bom  equilíbrio das boas bactérias intestinais, que também podem ajudar a aliviar o desconforto abdominal.

Pratique exercício
“Os exercícios físicos ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para várias partes do corpo, incluindo os intestinos, então exercitar-se de 30 a 60 minutos por dia pode ajudar a reduzir o inchaço também”, afirma Kristi.

Evite estes vegetais 
 Brócolos, couves de Bruxelas e o repolho contêm enxofre e um carboidrato chamado rafinose, que é um elemento complicado de ser absorvido pelo corpo. Se os comer cozinhados a sensação dimínui, mas continuam a provocar na mesma a sensação de inchaço.

Derivados do leite
Existem pessoas com algumas intolerância , por exemplo à lactose, quando o corpo não tem a enzima necessária para quebrar o açúcar da lactose, eles formam gases.

Comidas com muita gordura
Saiba que a gordura é um caso complicado para sair do estômago, por isso, se mantêm uma dieta gordurosa ela pode contribuir para o inchaço. “Qualquer tipo de gordura demora mais para ser digerida do que os carboidratos e proteínas”, afirma Kristi.

Fast food ou comida de plástico
Muito  rica em gordura e açúcar, ela contribui duplamente para o  inchaço. A especialista explica que o açúcar sai do estômago muito rapidamente e é uma das primeiras coisas que vai para o intestino, o que pode trazer cólicas e a sensação de inchaço.

Sobre o Autor

aMulher

aMulher

A equipa de aMulher.com

Deixe o Seu Comentário